quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aula Dado Dada

http://picasaweb.google.com.br/ecoaecoa/Aula_dado_dada#

Título: DADO DADA

Conceitos, problemas, questões: A atividade problematiza o fluxo de informações ligado a identidade de cada pessoa. Que tipo de filtro somos? Ou será que sabemos filtrar assuntos e avaliar o que filtramos. A atividade tb quer estimular a criatividade coletiva ou a colaboração criativa entre os participantes. A atividade propõe no seu desenvolvimento a reflexão sobre a/as identidade(s) coletivia(s) da turma.

Nível de ensino: ensino médio, qualquer idade.

Objetivos: Conhecer a turma, saber mais sobre a personalidade de cada um apartir dos recortes e criticas que eles fazem dos conteúdos de revistas.

Conteúdos: Arte gráfica, Critica e produção de texto jornalistico e artístico. Dadaísmo, Poesia Concreta, diagramação, reflexão crítica de noticias gerais.

Recursos: Diversidade rica de revistas não só brasileiras, camera fotográfica digital, blog interativo, tesoura, papéis duros A4, fita durex e canetas coloridas.


Procedimentos: Começamos escolhendo uma ou duas revistas para serem avaliadas pelo artista-curador que vai tentar definir a identidade da revista procurando 6 palavras nos textos que definam essa identidade. Essas 6 palavras serão colada nos lados Dado Dada que jogaremos para formar poemas coletivos.

Essa brincaderia será a ilustração do movimento Dada e do Poesia Concreta que serão melhor abordados no desenvolvimento em aoutras aulas.

Depois os alunos fazem recortes de imagens e texto das revistas que escolheram com a camera fotografica e sua avaliação sobre:

* A identidade/conceito da revista;
* Que perfil quer atingir;
* Que assuntos e que tipo de textos tem;
* Qual a qualidade das escritas;
* Que tipo de artes contém;
* Como é sua diagramação;
* Que tipo de propagandas e produtos oferece;
* Como relaciona os textos com as imagens;
* O que não gosta e o que gosta na revista, porquê.

Quando terminarem sua avaliação é filmada ou gravado o áudio apenas.

Todo conteúdo da aula é disponível em um blog interativo onde continuamos a aula pensando-escrevendo e decidindo que revista queremos fazer em quanto turma. Que identidade terá nossa revista. Que coluna cada um terá, quem poderia patrociná-la e que tipo de diagramação faremos.

Nenhum comentário: